quinta-feira, 18 de outubro de 2012

HISTÓRIA&MODA: NÓS AMAMOS JEANS!

Jeans de manhã, a tarde e a noite. O tecido com carinha de 'vai com tudo' é paixão mundial, pois é confortável, resistente, básico, moderno, despojado... Quem na face da terra não possui ao menos uma calça jeans? Faz parte das nossas vidas, não é mesmo? 

Pensando nisso, andei lendo sobre a sua história do jeans, que é bem interessante, e trouxe um resuminho (com direito a fotos inspiradoras) pra compartilhar aqui. 



A calça jeans foi criada em 1853, por Levis Strauss e Jacob Davis, para ser usada por trabalhadores de minas americanas, que precisavam de vestimentas bem resistentes. Por ser durável e não merece grandes cuidados, o jeans era perfeito para ser usado nas roupas de trabalho.

Com o tempo o jeans foi sendo aprimorado, conquistando outros tipos de trabalhadores, como os agricultoresferroviários vaqueiros americanos. Até os hippies começaram a usar o material, tendo o jeans como um grito de rebeldia contra as roupas 'normais' da época. 

Com o surgimento no cinema, a roupa começou a ser associada ao conceito de juventude rebelde conquistando este público. A partir daí, o jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância. Consagravam-se os gigantes do Jeans, como Levi's, Lee e Mustang.

O primeiro estilista a desfilar o jeans na passarela foi Calvin Klein, na década de 70, causando choque e indignação dos mais conservadores da época. Mas a atitude foi logo seguida por outros estilistas e o jeans definitivamente conquistou seu espaço na sociedade.

Daí em diante, o jeans caiu no gosto de todos, principalmente pela comodidade e praticidade que as pessoas buscavam cada vez mais. indústria da moda aderiu criando etiquetas de luxo para explorar esse nicho de mercado. Hoje temos peças com modelagens elaboradas, vários tipos de acabamento lavagens, além do surgimento de outras peças em jeans, como shorts, saias, jaquetas... 
Fontes de pesquisa:  http://www.portalsaofrancisco.com.br | wikipedia | modamodamoda.com.br - Imagens: Reprodução | jakandjil

Hoje em dia o jeans é usado no mundo inteiro, por trabalhadores do campo e da cidade, adotado por ricos e pobres, em diversas ocasiões. Super democrático e querido! 

Nós amamos!

Espero que gostem do post, hein!?

Beijos,

Gaby

Nenhum comentário:

Postar um comentário