segunda-feira, 12 de julho de 2010

CORRETIVO

Como vocês já devem imaginar, esse post sobre corretivo foi indicado pelo formspring e entre esse pedido a leitora falou uma coisa que eu concordo demais : " Vejo muita gente que usa corretivo 3 tons mais claro que a pele e que, isso é feio, sair com a cara de panda invertido." | Adorei o panda invertido haha| . Sempre estou lendo matérias sobre maquiagens, acho super importante seguir essas regrinhas pois, erros pequenos podem te deixar super artificial e o corretivo é danado para fazer isso. Um corretivo com tonalidade totalmente diferente da sua pele vai te deixar com uma placa " Oi, estou com 1kg de maquiagem! " e nenhuma mulher procura isso, certo? Quanto mais natural melhor, principalmente para o dia a dia.




Peguei umas questões "emprestadas" no blog Chic - Gloria Kalil (Clique e veja a entrevista completa) com Carlos Carrasco, Max Weber, Evandro Angelo (do salão EV) e João Boccaletto (do Up Hair Design) Quatro experts – além de editoriais, eles assinam makes de desfiles importantes.




Como descobrir qual é a melhor cor?
. João: Não adianta escolher um corretivo superclaro para cobrir olheiras superescuras; fica ruim. Escolha o tom mais próximo do da sua pele e, se não tiver muita olheira, pode ser até um tom abaixo do seu. Para provar, faça uma viseira com a mão na altura de sua sobrancelha e veja o efeito – a idéia é testar sob luzes difíceis, como na sombra.

. Evandro: Tem que provar no rosto mesmo. Quem tem pele clarinha deve procurar por corretivos de tons claros. As mais morenas, pelos beges com pigmento rosado, que dão ar mais natural.

. Max: Procure provar sempre sob luz natural.
. Carrasco: As pessoas tendem a aplicar na mão, mas tem que ser no rosto! O ideal é experimentar em um lugar que tenha luz fria e luz quente ou, melhor ainda, com iluminação natural.

Como se deve aplicar?

. Evandro: As iniciantes devem primeiro aplicar o corretivo, depois a base e, em seguida, o pó, que vai fixar o make. Agora, as meninas com experiência em se maquiar podem aplicar o corretivo no final.

. Max: Depois da base. Quando o corretivo é aplicado antes, a base acaba “roubando” um pouco dele durante sua aplicação. Se você tem uma pele boa e um corretivo da cor exata, pule a base e vá direto ao corretivo.

. Carrasco: Mesmo para quem está aprendendo, é sempre melhor aplicar depois da base.

. João: Sempre em pouca quantidade e com muito cuidado na hora de retocar – com o pó por cima, a pele pode ficar com uma textura grossa.


O que é aquela mancha branca nas olheiras de algumas fotos de celebridades?

. Carrasco: O "efeito panda" é causado por acúmulo de produto.

. Max: Pode ser por causa da escolha do tom errado ou porque foi usado um só tom. É preciso trabalhar com duas cores – uma mais clara, bem em baixo do olho, e outra levemente mais escura, descendo pelo rosto.

. Evandro: Nessas fotos, o problema é o momento e o ângulo do clique, e não o make da mulher. Como é uma noite especial, elas dão atenção maior ao iluminador, por isso pode dar a impressão de corretivo exagerado.

. João: É o iluminador o culpado. E é proposital, para pessoas que vão circular e ser fotografadas em luzes diferentes. Daí, acontece esse efeito de máscara branca: de repente, um flash "estoura" (fica mais claro do que o real).


Que segredinho relativo aos corretivos você nos confidenciaria?

. Carrasco: O meu grande segredo é que eu nunca aplico nada com os dedos, só com o pincel.

. Max: Passar hidratante antes ajuda a aplicar o corretivo, já que estes são secos. Quanto menos ressecada a pele estiver, menos imperfeições vão aparecer. Sempre aplique pó para finalizar.

. João: O corretivo não é só para as olheiras. Ele define todo um formato do rosto, dando volume, quando se aplica em V (em baixo dos olhos, nas lateirais e em baixo do nariz e um pouquinho no queixo também). É bom finalizar com um pó translúcido – bem pouquinho, e mais para o tom bege do que para o rosado, sempre.

. Evandro: Aplique dando batidinhas. Quando você esfrega o corretivo, está retirando o produto. Já as batidinhas o depositam na pele.


Mais+

A cor certa

O ideal é ter à mão três nuances do corretivo: uma básica no tom da pele, outra levemente mais clara e a terceira um pouco mais escura. Para um efeito ainda melhor, vale apostar nos modernos corretivos coloridos eles disfarçam as cores mais fortes. Na dúvida, opte sempre pelo tom da sua pele, puxando para o amarelado. Veja abaixo, qual é o tipo mais indicado para cada caso.


Corretivo cremoso

O produto é o ideal para a área em torno dos olhos, para atenuar os microvazinhos nas laterais do nariz, linhas de expressão, regiões despigmentadas e sardas. Eles deslizam facilmente pela pele e evitam que se formem rachaduras na maquiagem.


Cremosos são ideais para olheiras

Para disfarçá-las, coloque algumas gotinhas do corretivo nas pálpebras e depois espalhe dando leves batidas com os dedos."Se você tem uma olheira avermelhada o primeiro corretivo a ser aplicado é o beige-acinzentado, um tom mais claro que sua pele.Quando é uma olheira mais escura o ideal é que o corretivo seja um beige-amarelado. Mas se é meio esverdeada, o mais recomendado é um corretivo beige-avermelhado", ensina Di Maglio. "Após essa "correção de cores", você deve aplicar um corretivo da cor de sua pele para uniformizar a maquiagem", esclarece.


Corretivo líquido

Para atenuar sardas, cicatrizes e áreas do corpo sem pigmento (pessoas que sofrem com vitiligo e lupus, por exemplo), pingue gotas do cosmético em uma esponja macia e depois aplique no rosto ou corpo com suaves batidinhas.As versões mais densas são recomendadas para manchas brancas (tom mais escuro) e marcas extensas (tom de pele), pois têm uma fixação maior.
"Em cicatrizes mais fundas, usa-se uma camada mais generosa e um tom mais claro que a pele", ensina Di Maglio.Os produtos mais diluídos são ideais para sardas (tom mais claro).


Corretivos mais secos

Geralmente em forma de bastão ou de lápis, são recomendados para peles acneicas. Nesse caso, corretivos oleosos podem reforçar o problema, pois obstruem os poros e favorecem o aparecimento de novas espinhas. Prefira aqueles que são oil-free (cuidados diários controlam a oleosidade e acabam com a acne)

Versões não oleosas disfarçam acne

Há opções que tem ação secativa, com ácido salicílico em sua composição, atuando duplamente, por esconder e evitar formação sebácea. "Espinhas pedem uma camada sem exageros e um tom acima da pele para dar efeito de profundidade", diz Di Maglio.

Aplique o corretivo com um pincel fino, achatado e de cerdas naturais sobre a área inflamada. Em seguida, friccione levemente com uma esponja macia para retirar excessos. Esfumace as bordas para deixar os limites imperceptíveis.


Corretivos coloridos | Gaby acha sensa! |

Seguem o princípio de mistura de cores para obter uma outra. Dessa forma, conseguem neutralizar a pigmentação da pele. Marcas avermelhadas, como acne, vasinhos e manchas (dermatologistas surpreendem com novo tratamento contra rugas e manchas) podem ser amenizadas, pedem a cor verde. Para disfarçar sinais arroxeados, como olheiras, cicatrizes e hematomas, use o tom amarelo. Para neutralizar manchas amareladas aplique o lilás.

Em todos os casos o resultado obtido é um tom de pele. Mas se a cor do corretivo ficar levemente evidente, finalize com uma camada de corretivo bege.


(Clique AQUI e conheça a linha colorida da Contém 1g.)


Por : Bruno Di Maglio, Maquiador - SP



IMPORTANTE:

Um erro básico que todo mundo comete: Aplicar corretivo em toda parte inferior dos olhos. Errado!!! Corretivo vai somente na parte ESCURA da olheira, exatamente onde vc quer que ela se iguale com o tom restante. Se aplicar na região total a diferença de cor continuará.

Para espinhas a aplicação é pontual. Passe bem em cima dela e toque várias vezes com os dedos até que a cor fique bacana.

Atenção: Sem excessos!! Senão fica parecendo uma massa corrida nos olhos! Tem defeitos que não dá para tirar 100% mas se vc conseguir amenizá-los 60% tá ótimo!!!




O post tá meio grandinho mas vale olhar todo, de verdade. Se bater aquela preguiça é só identificar o seu maior 'carma' (marquei os pontos principais para facilitar) e não errar mais. Espero que esse post ajude a esclarecer as dúvidas de vocês e que ninguém se atreva a sair como pandinha por aí, ok?

Beijos!

Um comentário:

  1. voce sabe dizer aonde vende contem 1g em joão pessoa? estou louca por esses corretivos coloridos ;/

    ResponderExcluir