segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cuidados : Cabelos



Cabelo liso, cacheado, crespo, curto, longo...é muito difícil encontrar uma mulher que esta 100% satisfeita com as suas madeixas. Nos sempre queremos mudar e inventamos mil motivos para dar aquela passadinha mega agradável no salão. Que mulher não se diverte lendo revistas, fazendo as unhas, o cabelo, escutando as fofocas e no fim saindo toda deusa pela cidade? Arrumar o cabelo é mais que uma dependência, é um prazer que toda mulher deve e precisa ter. É aquela coisa do cartão postal, influencia demais na sua aparência.
Hoje resolvi atender a um pedido do formspring, vamos falar dos cabelos cre
spos. Esse estilo de cabelo vem ganhando destaque e aceitação entre as pessoas, o ideal é saber manter o brilho e o tratamento. Existem quatro tipos de cabelos crespos: o sem definição, o crespíssimo afro-étnico, o crespo com volume e o sem volume. Cada um tem características próprias e requer uma rotina específica de cuidados. Você sabe o seu? Pega o bloquinho e a caneta...
Crespo sem definição e Crespos sem volume

Esse tipo de cabelo é liso no trecho perto da raiz e crespo no comprimento e nas pontas. Em alguns casos, os fios ficam frisados, parecendo uma molinha 'arrepiada'. Nunca forma cachos definidos. Você pode assumir esse look - como faz a cantora de rap Nega Gizza - ou optar por permanente afro ou ondulação para definir os cachos. Nos casos em que o volume é excessivo, talvez seja preciso alisar. Tudo no salão. Em casa, você deve usar produtos para o tipo de cabelo que está no momento (relaxado, alisado…). Para um look natural, basta lavar, condicionar, aplicar mousse e deixar secar ao natural, sem pentear. Se quiser variar, faça escova e baby liss.
Ondulação
A maneira mais tradicional de definir esse tipo de cabelo é fazer permanente afro, uma técnica antiga que forma cachos. A novidade dos salões é a ondulação, que, em vez de deixar os fios encaracoladinhos, forma ondas maiores. A empresa Soft Hair Care, que adaptou uma técnica suíça para os cabelos das brasileiras, usa substâncias orgânicas em vez de amônia. Por isso, segundo os especialistas da empresa, a ondulação não agride tanto os fios - e ainda adiciona brilho a eles. Pode ser usada em todos os tipos de crespos.

Definir cachos
As madeixas de Camila Pitanga não são lisas nem crespas, permitindo diversos penteados. Veja os segredos da atriz:
• Corte: "Fiz um corte com base reta, levemente desfiado nas pontas e na frente para dar volume e balanço aos fios", revela Elza Pontes.
• Produtos específicos: Mousse de fixação ou ativador de cachos.
• Em casa: "Para definir os cachos, basta aplicar um pouco de mousse e secar os fios com difusor", diz a cabeleireira carioca.



Cabelos crespíssimos

Tem muito volume, com cachos bem pequenos ou maiores. O corte curto é muito prático.Mas se quiser assumir é so seguir a dica da Solange Dias do salão Axé da Beleza, em São Paulo. Segundo ela o corte é feito em camadas superpostas, 'tirando' volume da nuca para baixo. Essa técnica ajuda a deixar os cachos definidos, quando modelados. Basta uma boa modelagem para mudar o visual. O cabeleireiro Paulo Persil ensina como ajeitar os fios com creme de pentear, roller e baby liss. Se optar por alisamento, relaxamento ou permanente afro, triplique os cuidados com os fios, que ficam mais ressecados e quebradiços. Nesses casos, opte por produtos à base de silicone e leave-in (sem enxágüe) com filtro solar. Outra opção é fazer trança Nagô, como a cantora Luciana Mello.
Modelagem natural
Com os cabelos úmidos, depois de lavar e condicionar, coloque um pouco de ativador de cachos ou creme para pentear nas mãos. Esfregue-as delicadamente. Aplique o ativador por todo o cabelo, com as mãos em forma de concha, amassando os fios.
Sugestões: Seda Hidraloe, hidratação e cachos definidos, R$ 3,30; Ativador de cachos Trivitt com pantenol, silicone e Aloe vera, R$ 21


Crespos com volume

O calibre dos fios desse tipo de crespo pode ser fino ou grosso. Naqueles em que há partes muito enroladas e outras onduladas, sem definição, o melhor método é o relaxamento ou outras escovas redutoras de volume, que solta os cachos e tira o excesso de volume. No dia-a-dia, use um produto leave-in (sem enxágüe). Se tiver paciência, deixe crescer. Assim, os fios pesam e o visual fica mais harmônico.
Basta ajeitar os fios com um bom creme para pentear ou um leave-in (sem enxágüe) que eles ficam ótimos, com aparência natural. Quem quiser mais praticidade ainda pode optar por um corte curtinho, rente à cabeça. É supermoderno.


Controlar volume
Quem tem cabelos crespos e ondulados sofre para domar o volume e definir as mechas. Já Ana Paula Arósio tira de letra e exibe cachos definidos e volume na medida certa.
• Corte: "Deve ser levemente repicado", indica o cabeleireiro da atriz Duda Molinos, de São Paulo.
shampoo e condicionador: Específicos para cabelos ressecados e volumosos.
• Em casa: Use um leave-in ou ativador de cachos nos fios úmidos e deixe secar naturalmente.
• No salão: Relaxamento dá conta do recado por seis meses.



Cabelos crespos tem tendência natural ao ressecamento. Como o fio é enrolado, a lubrificação natural fabricada pelo couro cabeludo praticamente não chega às pontas. Resultado: fios sem brilho e ressecados. A solução é tratamento constante, de preferência uma vez por semana. Veja o passo-a-passo indicado pelo cabeleireiro Paulo Persil, do salão L' Equipe, em São Paulo.


  • Lave os cabelos com shampoo de limpeza profunda, para remover totalmente qualquer resíduo de produto leave-in (sem enxágüe), condicionador e creme dos fios. Se você pular essa etapa, a máscara pode não funcionar. Depois de lavar, passe condicionador no comprimento e nas pontas. Enxágüe muiiiiito bem. Usando um pente largo de madeira, desembarace os fios ainda embaixo do chuveiro.
  • Remova a umidade dos cabelos pressionando a toalha contra os fios. Penteie mais uma vez e pressione a toalha novamente. É importante remover a água em excesso, porque ela forma uma película que não deixa o produto penetrar nos fios. Divida o cabelo todo em mechas médias e aplique a máscara fazendo massagem delicada em cada uma delas.
  • Envolva o cabelo com papel- alumínio e deixe agir por 25 minutos. Se preferir, use touca térmica por 15 minutos. Enxágüe bem os fios até que a água saia limpa. Aplique um produto leave-in (sem enxágüe) e, se quiser, um bom ativador de cachos. O cabeleireiro alerta que a máscara nunca deve ser aplicada na raiz.
  • Paulo ressalta que o leave-in e o ativador de cachos tem funções diferentes. 'O leave-in protege os fios das agressões externas. O ativador ajuda a definir os cachos, mas não protege os fios', diz. O ideal é sempre usar os dois produtos.
  • Cabelos alisados dão muito mais trabalho: é preciso aplicar a máscara toda semana e, uma vez por mês, fazer hidratação profunda em salões especializados. É superimportante aplicar um produto leave-in (sem enxágüe) à base de pantenol ou vitamina B5 todos os dias. Se você não lavou os cabelos e os fios estão secos, use um borrifador de água para umedecer e depois aplique o produto.

+Dicas
  • Cabelos crespos e cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.
  • Indica-se também a aplicação de uma máscara de tratamento intensiva, semanal ou quinzenalmente, conforme a necessidade do cabelo crespo ou cacheado.
  • O corte regular evita o ressecamento dos fios.
  • Um conselho precioso para evitar fios arrepiados e armados é o de manter escovas, pentes e dedos longe dos cabelos quando estiverem secos. O atrito entre os fios gera eletricidade. Isso faz com que os cabelos armem e arrepiem, portanto, evite penteá-los a seco.
  • Para manter intacta sua estrutura, o ideal é penteá-los quando ainda estiverem úmidos. Desembarace-os cuidadosamente iniciando das pontas até chegar à raiz. O Creme para pentear é um grande aliado dos cabelos crespos. Aplique o produto e desembarace os fios com as mãos ou com um pente de dentes largos. Para pentear os cabelos ao acordar, uma dica é borrifar os cabelos com água e modelá-los com as mãos.
  • Na hora de lavar, massageie o couro cabeludo suavemente com a ponta dos dedos, para ativar as glândulas sebáceas, que produzem o óleo natural dos cabelos. O condicionador é obrigatório, pois anula a eletricidade estática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Retire totalmente o condicionador.
  • Não os enxugue vigorosamente. Pressione a toalha suavemente para simplesmente absorver o excesso de água. Deixar o cabelo secar naturalmente evita que os fios armem e arrepiem. Quem tem pressa pode usar secador com difusor, mas da maneira certa: o aparelho deve ser usado de cima para baixo, nunca ao contrário, porque levanta os fios que estão crescendo, aumentando o volume em vez de diminuir.
  • O corte também ajuda a controlar o volume dos cabelos. Se os fios que ficam por baixo forem repicados na raiz, é possível diminuir 50% do volume. Mechas mais longas na superfície e na franja também impedem que os fios armem. A cada três meses, cortar as pontas é compromisso inadiável. O fio crespo é mais frágil e quebra com maior facilidade

A hidratação feita em casa, uma vez por semana, é fundamental para manter os cachos. Mas é preciso aplicar de maneira correta. "Separe o cabelo em mechas e aplique o creme massageando bem os fios. Não passe o produto no couro cabeludo, pois entope o bulbo capilar"
.
Use shampoo apenas uma vez.É um exagero reaplicar o produto. "Cabelos crespos devem ser lavados apenas duas vezes por semana. Para manter o corte em dia, apare as pontas a cada três meses".


É isso. Você pode assumir seu cabelo natural ou optar por escovas redutoras de volume, relaxamentos...O importante é ser feliz com seus cabelos e tratar SEMPRE. É fundamental procurar um profissional competente, uma linha de produtos de qualidade e não arriscar em fazer arte dentro de casa, ok?

Xoxo


Fontes :
Revista Criativa

Consultor cabeleireiro Ricardo Cassolari
Cabeleireiro Fernando Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário